APICULTURA

Apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia. A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objectivo por exemplo a produção de mel, própolis, geléia real, pólen, cera de abelha e veneno, ou mesmo fazer parte de um projeto de paisagismo. Além disso, as abelhas são importantes na Apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia. A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objectivo por exemplo a produção de mel, própolis, geléia real, pólen, cera de abelha e veneno, ou mesmo fazer parte de um projeto de paisagismo. Além disso, as abelhas são importantes polinizadoras.


MEL


Mel (plural: meles ou méis) [1] é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos em suas colmeias para servir-lhes de alimento.[2] O mel dito puro sempre cristaliza naturalmente.























PRÓPOLIS


O Própolis é uma substância resinosa obtida pelas abelhas através da colheita de resinas da flora (pasto apícola) da região, e alteradas pela ação das enzimas contidas em sua saliva. A cor, sabor e o aroma da própolis variam de acordo com sua origem botânica e vem do mel.
A palavra "propolis" vem do grego: ["pro"=em favor de] + ["polis"=cidade], isto é, para o bem, em defesa da cidade, no caso, a colmeia. Escreve-se O ou A Própole.
Os gregos chamavam própolis às portas de uma cidade, voz tomada pelo prefixo ‘pro-‘ e ‘polis’ (cidade). Mais tarde, Plínio empregou esta palavra em latim para dar nome à cera – extraída da polpa das árvores – com a qual as abelhas recobrem a entrada de suas colmeias a fim de protegê-las contra fungos e bactérias.


GELEIA REAL


A geleia real é uma substância leitosa produzida pelas abelhas de trabalhador em uma colmeia. Suas glândulas desprendem uma geleia rica, chamada a geleia real, que é manufacturado unicamente a fim nutrir as larvas novas e sustentar a rainha. O benefício da geleia real para elas é imenso. A geleia real é segregada e alimentada às larvas durante seu período da maturação.







PÓLEN


O pólen (do grego "pales" = "farinha" ou "pó") é o conjunto dos minúsculos grãos produzidos pelas flores das angiospermas (ou pelas pinhas masculinas das gimnospermas), que são os elementos reprodutores masculinos ou microgametófitos, onde se encontram os gâmetas que vão fecundar os óvulos, que posteriormente irão se transformar em sementes. O estudo do pólen é a








ABELHA

Abelha é a denominação comum de vários insetos pertencentes à ordem Hymenoptera, da super família Apoidea, subgrupo Anthophila, aparentados das vespas e formigas. O representante mais conhecido é a Apis mellifera, oriunda do Velho Mundo, criada em larga escala para a produção de mel, cera e própolis.
As espécies de abelhas nativas das Américas (Novo Mundo) não possuem ferrão. A maioria destas pertence à tribo Meliponini.













FUMIGADOR


Fumigador é um equipamento constituído de tampa, fole, fornalha, grelha e bico de pato.
Tem a função de produzir fumaça, sendo essencial para um manejo seguro. O fumigador que hoje é utilizado pelos apicultores brasileiros foi desenvolvido no Brasil, a partir do modelo anteriormente utilizado, de dimensões menores, após o processo de africanização que as abelhas sofreram no País. O modelo brasileiro por apresentar maior capacidade de armazenamento da matéria-prima a ser queimada, propicia a produção de fumaça por períodos mais longos, sem a necessidade frequente de abastecimento. O desenvolvimento desse fumigador, juntamente com outras técnicas de manejo foram fundamentais para a continuidade da apicultura no Brasil.



João Carlos Marques da Costa - 9º ano, turma 6
Escola Cooperativa de Vale S. Cosme

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APICULTURA na Escola Cooperativa de Vale S. Cosme

Há cerca de 12 anos que desenvolvemos esta actividade ligada ao Projecto de Educação Ambiental na Escola Cooperativa de Vale S. Cosme. Tem sido um trabalho cooperativo, intenso e de grande responsabilidade, envolvendo alunos, alguns professores e o Apicultor José Carneiro que tem dado um contributo muito importante neste domínio em termos de aprendizagem, tanto aos alunos como aos professores responsáveis. Ao longo dos anos, a aprendizagem tem sido contínua, em função das situações que vão surgindo no apiário*(1) e têm sido muitos os trabalhos de intervenção ao longo dos anos. Estes, são devido a vários factores, mas, o destaque, vai para o uso indiscriminado de pesticidas nas produções agrícolas, daí as abelhinhas apanharem por tabela quando recolhem o pólen e os néctares das flores. Aliás, Portugal está à cabeça dos países da União Europeia na mortalidade das abelhas pelos pesticidas. O país que está em segundo lugar, está com menos de metade em termos percentuais, o que é elucidativo face à aplicação de pesticidas pelos agricultores sem qualquer regra e sem grande controlo pelas entidades competentes. A aplicação desmesurada de pesticidas está a tomar proporções desastrosas para as abelhas e a mortandade tem sido imensa. No nosso caso temos tido alguns problemas que conseguimos ultrapassar, no entanto, atendendo aos casos conhecidos de razia quase completa dos apiários, podemos dar-nos por satisfeitos com o trabalho realizado. Com o tempo instável, não temos tido muita intervenção no local, sendo este mais de gabinete e de preparação das alças, onde os quadros são o objecto mais trabalhoso, assim como a personalização de frascos de mel.

Núcleo de Educação Ambiental






(1) Apiário - Local onde se encontram as colmeias

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